Vamos cozinhar?


Há alguns dias atrás postei fotos de uma tarde em que minha querida Bia foi pra cozinha junto comigo pra fazermos um bolo. Não foi a primeira vez que isso aconteceu, e todas as experiências foram super positivas. Pode ser que esse tipo de experiência já seja corriqueira na vida da sua família, pode ser que não. Por isso, resolvi escrever um pouco sobre isso, pra ressaltar os pontos positivos que percebi nessa experiência, que podem ajudar em outras situações, sempre visando o melhor para os pequenos.
Seguem algumas percepções:

1. Tempo de qualidade junto com ela.

Percebi que o fato de estarmos fazendo algo juntas que não seja brincar ou assistir desenhos na TV é muito enriquecedor. A parceria que vai sendo criada e cultivada é mais forte do que numa brincadeira. Não quero dizer com isso que não seja importante brincarmos juntas, mas que é (muito) importante fazer coisas com os filhos além de brincar. Criar essa parceria, sabe? Aquela que pode levá-los a, no futuro, tirando a adolescência, eu acho, ver e ter em nós pais, aquele amigo ou amiga com quem é bom estar, fazer coisas, conversar, se abrir, estar junto.. então, percebo que esse tempo é super importante se quero ter minha filha por perto a vida toda..

Além disso, permite que estejamos juntas quando preciso fazer outra coisa que não seja brincar com ela, sem que ela fique o tempo todo me chamando e me impedindo de fazer aquilo.

2. Exposição a situações que podem despertar talentos e preferências futuras. Digo isso porque a Beatriz gosta muito de brincar de cozinhar! O seu primeiro kit de cozinha despertou nela esse gosto, brincava sem parar.. depois foi ganhando outros e hoje já tem coisas de cozinha espalhada por aqui e na casa das avós.. rs.. ainda assim sempre quer algo novo, e um dos presente que ela mais gostou de ganhar foi uma cozinha que a vovó deu pra ela.. daquelas que tem um fogão, um forno e uma pia, e tem o tamanho dela, sabe?

Mas por vezes fiquei receosa de colocá-la pra mexer na cozinha de verdade.. medo dela se machucar e de mais atrapalhar do que ajudar e eu acabar ficando brava com ela.. me conheço! rs.. até que resolvi deixar uma vez e outra, e ela sempre gostou muito desses momentos.. já até deixei-a cortar legumes usando uma faca de menor potencial ofensivo.. daquela que pode até cortar um pouco mas não vai cortar os nervos nem arrancar o dedo.. e ela gosta, corresponde e (quase) sempre que estou na cozinha ela aparece e me pede pra ajudar.. sempre quer fazer alguma coisa! Que legal! E se ela pegar o gosto e tiver talento? Mas você vai incentivar que sua filha seja cozinheira? Vou, claro! Se ela realmente quiser e tiver talento, por que não? Ela pode até ser chamada de chef.. 😜

3. Perceber como a casa funciona e que é preciso cozinhar, arrumar, limpar, lavar, etc.. ao me ajudar a cozinhar e a fazer outros “serviços domésticos” ganharar um olhar realista e permitirá que ela aprenda a fazer essas coisas e não dependa de ninguém que faça isso pra ela.. ainda que ela tenha, como nós temos aqui em casa uma faxineira. Mas, é preciso que nossos filhos saibam fazer, pra reconhecer o trabalho de quem faz, pra estar disposto a ajudar, e pra poder fazer “sem que a mão caia” se não tiver quem faça por ele..

4. Estímulo ao consumo de comida de verdade, feita em casa, e, portanto, mais saudável.

Por fim, se ela souber fazer sua própria comida, as chances de ela se alimentar bem, com comida de verdade, será maior! Pra que encher o freezer de congelados, se ela sabe fazer? Mesmo que ela não tenha tanto tempo assim no futuro, a cultura incutida nela será fundamental pra que ela faça boas escolhas alimentares… e não estou falando de nada radical.. nada impede que ela come McDonalds, nuggets e batata frita, pelo contrário, mas pode permitir que isso seja a exceção e não a regra!

Quanta coisa de uma única experiência! Coisas simples, que me fizeram pensar.. divido com vcs pra, quem sabe, alguém tire algo bom também!

Deixe um comentário

