O primeiro dia de aula…

IMG_1349 (1)

Deveria ter escrito este post há quase 1 mês atrás, quando foi realmente o primeiro dia de aula da vida da Bia, mas acabou não dando… pelo menos, após essas semanas de vida escolar da minha pequena, tenho mais do que a primeira impressão para registrar e compartilhar!

Pois é, chegou a hora da nossa pequena ir para a escola. Escolhemos esse momento para tanto. Talvez vc pense: “que pena!”, lamente o fato de uma criança de 2,5 ir para a escola, que a escola não é um ambiente saudável, que os amigos são má-influência, que é muito cedo para iniciar uma rotina (escolar) que não terá fim tão cedo… Enfim, há muito que pensar. E há uma certa razão em tudo isso.

Eu prefiro encarar a escola com o olhar mais positivo possível, que é o lugar onde somos desafiados a aprender, onde encontramos muito conhecimento, e, muitas vezes, o caminho para aprofundá-lo, onde começamos a ser independentes, onde encontramos boa parte dos nossos amigos, e alguns deles levamos para a vida toda. Na idade da minha filha, vejo a escola como um espaço de desenvolvimento, integração, aprendizado e brincadeira! Falo isso como mãe, não como profissional, pois não é essa minha formação. Portanto, se falei qualquer besteira, pode me corrigir.

Ao contrário do que acontece com muitas mães, a idéia de colocá-la na escola me agradou desde o início, e muito! Algumas razões: ela poderá fazer coisas (atividades) que não faz em casa, vai aprender muitas coisas, como falei acima, e eu, terei algumas horas a mais do dia pra mim… rs…. errado! Pensei até que fosse isso…. rsrsrs… Fato é que até agora tenho sim aproveitado o tempo, mas para resolver e fazer coisas que eram mais difíceis com ela por perto!

Além disso, curti, como curtia quando criança, todo o preparo pré-início das aulas. Sair para comprar mochila, sapatos, e tudo o mais necessário para que ela fosse para a escola foi muito gostoso pra mim. Fiz tudo com a maior alegria e cuidado, para que ela tivesse tudo em ordem no primeiro dia de aula.

Chegou segunda-feira de manhã, primeiro dia de aula. Eu estava tranquila, ela também. Demonstrava querer ir para a escola. Fiquei com ela o tempo todo, acompanhando todas as atividades. Bia ficou bem, sem chorar nem nada. Fomos embora mais cedo, para não forçar nada. Esse foi o primeiro dia.

Nos dias seguintes, fiquei na escola, mas já me pediram para ficar na recepção, local onde ela não me via… Ela ficou bem novamente. Alguns episódios de choro, mas nem me chamaram. Ainda saiu mais cedo por alguns dias, mas acordava sempre animada. Como mãe, estava feliz e tranquila de ver sua fácil adaptação. As outras mães diziam que eu era a mais tranquila. Eu pensava: que bom!

Ainda na primeira semana de aula, já me disseram que podia ir pra casa e voltar (mais cedo) para buscá-la. Neste dia (finalmente), o coração apertou. Quando saí da escola e entrei no carro, chorei. Bia estava pela primeira vez sob os cuidados da escola, longe de mim. Será que tudo ficaria bem? Senti (pela primeira vez também) o que estava estranhando não sentir: aperto, preocupação, etc…. Estava até achando que era uma mãe desnaturada… rs…

Mas, graças a Deus, que sempre nos traz à memória aquilo que precisamos, me lembrei que  eu poderia estar longe dela, mas Ele não estaria. O que muitas vezes falo pra ele antes de dormir (que Jesus sempre estará com ela), era verdade naquele momento! Orei, agradeci por essa preciosa verdade e pedi ao Pai (de novo) que cuidasse dela. Parei de chorar e fui pra casa.

Passados todos esses dias, Bia está bem, adaptada, gosta da escola e vai feliz todos os dias. Chorou em alguns deles, saiu mais cedo por causa disso, mas tudo dentro da normalidade. Afinal, é uma criança de apenas 2,5 anos em sua primeira experiência “longe” da mãe e de casa…

Eu estou feliz, tentando aproveitar o tempo sem ela, e o tempo com ela também! E sigo me lembrando de que Jesus está sempre com ela, mesmo quando não estou perto! Seja na escola, seja onde for, por todos os caminhos que ela vier a trilhar… E Ele (sim!) sabe cuidar dela melhor do que eu e a ama mais do que eu! Bendita verdade, que traz Paz ao coração de mãe!

Deixe um comentário

