A Quaresmeira…

20160120-155353.jpg

Ontem recebi essa foto… Olhem que linda! Uma quaresmeira toda florida. Fica em frente à casa da minha mãe.
O fato é que ver uma imagem tão linda dessa me fez muito bem, fiquei pensando nela, em sua beleza, serenidade, em como é capaz de chamar a atenção de tantos por ser tão linda!
Soube que a quaresmeira tem esse nome porque floresce na quaresma (ou perto dela), embora possa florescer em outras épocas tb. O fato é que ela não floresce na primavera junto com as outras árvores. Floresce “fora do tempo”, mas, na verdade, no tempo dela.

No entanto, suas flores não são menos belas nem nos encantam menos por não florescer junto com as demais. Pelo contrário!
Tudo isso me fez pensar em outras coisas.. Se quiser, viaje comigo!
Primeiro, na criação, tão linda e diversa!, no Deus criador, tão criativo, tão dinâmico! Não há monotonia na natureza. Cada coisa acontece num tempo diverso, mas certo, e vamos nos encantando com toda exuberância e beleza que se apresenta a cada manhã, em cada canto de pássaro, em cada floração! Me permita manifestar aqui meu louvor a esse Deus!
“Os céus proclamam a gloria de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos.”
Comecei então a comparar a quaresmeira com a minha (nossa) vida materna e nossos filhos. Pensei que seria legal iniciar o ano com um post que fala sobre tempo, sobre recomeço, usando a quaresmeira como referencia.. Bem, acho que esta confuso, mas vamos lá…
Ultimamente minha filha tem feito muita pirraça, mais do que o normal. Talvez sejam os famosos “terrible two”, talvez ela já esteja sentindo o fato de que em breve terá alguém (irmão) para dividir a minha atenção, e de toda a família. Não sei ainda, o que sei é que, por vezes, isso desgasta, cansa, embora esteja decidida a não desistir, até que ela se torne uma menina educada e comportada.. Rs..
Mesmo assim, em meio a isso, ela sempre surpreende… Sempre dá um sorriso, um abraço, faz um carinho quando não estou esperando. Ou então se comporta surpreendentemente bem em determinada situação, ou fala alguma coisa interessante! Se mostra madura, educada, independente, inteligente, esperta, enfim… Como aquela quaresmeira, floresce “fora do tempo”, quando eu não estava esperando. Mostra que a semente que estamos plantando está frutificando. Mesmo que não seja no tempo que determinamos para tanto.
É interessante, porém, que a flor da quaresmeira não aparece “fora do tempo”. Para a quaresmeira, é o tempo certo, o tempo dela. E reafirma o que Salomão, em sua sabedoria, já nos ensinou: que “há tempo para todo propósito embaixo do céu”.
Para a minha filha, para os nossos filhos, é assim também. Eles florescem no tempo certo, no tempo deles. E sabemos que cada criança tem um tempo, fala, anda, desfralda, aprende a comer sozinha, num tempo diferente de outra criança. E isso não significa que são melhores ou piores, ou não estão se desenvolvendo bem… Não se aflija se em alguma coisa seu filho parece estar lento, ou atrasado…. Apenas não desista, não deixe de fazer o necessário…. Deus nos fez diferentes, ninguém é igual, mas cada um tem o seu valor e o seu tempo!
Quando estamos ensinando, disciplinando e educando nossos filhos, talvez seja bom lembrar de que tudo tem seu tempo, de que a flor nascerá no tempo certo, ainda que não seja na primavera, como esperamos. Mas ela virá. Virá linda, surpreendente, exuberante, como essa quaresmeira aí em cima.
Querida mamãe, papai, professor, educador, não desista, insista. Não sou o melhor exemplo para isso, mas lembre-se de que a flor vai nascer no tempo certo. A árvore só precisa ser bem cuidada, podada, amada, a flor virá. Será natural.
Lembre-se também, que há tempo para tudo. Um novo ano começa. A cada dia temos a oportunidade de continuar cultivando nossa pequena árvore, para que ela dê os frutos no tempo certo. Se ontem não foi legal, hoje é um novo dia. Se hoje está difícil, o amanha vai chegar. Lembre-se de que as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã, inclusive sobre as mamães (que, por vezes, já acordam cansadas…. rsrs), e nos dão uma nova chance de fazer melhor, de acertar e não desistir!
Que todas tenhamos um ótimo ano, e que possamos ver nossas arvorezinhas repleta de flores, lindas e exuberantes! Que seja assim! E… #tamojunto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s