O tempo passa…

Quando nós temos filhos, eles são bem pequenos, fase que estou vivendo agora, uma das frases que mais ouvimos de pais de crianças mais velhas, ou cujos os filhos não são mais crianças é: “Aproveita, porque passa muito rápido!”

Para quem está vivendo aquele turbilhão que é a vida com filho pequeno em casa, num primeiro momento, a frase não tem muito sentido… rs… Afinal, toda essa nova rotina, noites mal-dormidas, cansaço, dedicação total a uma vida que não é a sua, bagunça na casa, comida que tem que estar sempre pronta, falta de tempo para si mesmo, para um banho tranquilo, ir ao salão, enfim, a lista é interminável… rs…, parece que esse tempo não vai acabar!

Mas aí, não é necessário que nossos filhos cresçam muito para que a frase comece a fazer todo o sentido. Afinal, 1 ano passa rápido, independente do que tenha acontecido…. Quando nosso pequeno faz seu primeiro aniversário, não é mais aquele bebê de 1, 2, 6 meses! Ele já anda, já tem seus primeiros dentes, já está quase falando…. já aconteceu muita coisa na vida dele, já registramos muitos momentos, e esse primeiro ano não volta mais, nem pra eles, nem pra nós! Passou rápido, não foi? Foi….

O primeiro ano da minha filha passou rápido…. O pior, é que, a minha longa experiência de 2 anos, está mostrando que o segundo passou mais rápido ainda! E se a lógica se aplicar nos anos seguintes, cada ano será mais rápido, e logo, estarei dizendo isso para pais com filhos menores que a minha…. rs… Pois é….

Daqui a um mês e meio minha filha fará aniversário de novo – 2 anos! Pára! Espera! Parece que ela fez 1 ano ontem…. como assim? Aí fico me lembrando das vezes que torci para um dia terminar logo, ou para que o tempo passasse e ela começasse a andar, ou a fazer alguma coisa sozinha….

Acho que quem é mãe ou pai já teve algum momento desse… depois nos vemos querer que o tempo volte… e a vida de uma criança é a prova mais concreta de que o tempo não volta… nosso filho não voltará a ser bebê, a engatinhar, não vai falar errado as palavras como no início da fala, não vai…. ainda bem que não! Sinal de que é saudável, está crescendo e se desenvolvendo… Deus é bom e criou um sistema muito inteligente dentro de nós!

O que trago de lição pra mim é para que eu aproveite cada momento, mesmo, de verdade! Mesmo naqueles momentos de angústia, falta de paciência, vontade que o tempo passe, de ficar um pouco longe dela para arejar um pouco… claro, que isso acontece e continua acontecendo, é justo em muitos aspectos…. Mas a consciência disso pode fazer com que tentemos aproveitar mais o tempo, mesmo quando o momento não é dos melhores….

Querer ficar longe dela por um tempo? Isso acontece sim, principalmente, pra quem está com os filhos o tempo todo, como é o meu caso…. às vezes esse tempo é necessário, aí sentimos uma saudade daquela carinha olhando pra nós…. Já faz parte de nós, como ficar longe?? rs…

Isso aí! O tempo passa, ele é implacável e não volta! Vamos aproveitar! Vamos rir, brincar, dançar, pular com eles…. Agradecer porque estão crescendo bem, saudáveis e felizes! E olhar pra trás com alegria e gratidão pelo tempo que passou!

E bora preparar a festinha de 2 anos….. TCHAU!

Apenas para registrar, segue a mensagem que escrevi para a Beatriz quando ela fez 1 ano:

Há um ano atrás as expectativas gestadas durante os 9 meses de gravidez chegavam ao fim.. davam lugar a um pequenino ser, que já estávamos ansiosos para conhecer e, naquele momento, estava ali, nos meus braços.. a nossa Bia! Tão pequenina, tão recém-chegada, mas tão viva, tão atenta e tão saudável!! Superou em muito nossas expectativas! Enchia a nossa vida e a nossa casa de muita alegria! Muita coisa mudou.. a rotina, as noites de sono, o sair de casa, o voltar pra casa, o estar em casa… um pouco mais complicado, mais demorado, mais cansativo, mas muito mais divertido e muito mais feliz! E assim passou todo este ano… a cada dia uma novidade, a cada manhã entrar no seu quarto e vê-la sorrir o mais encantador dos sorrisos, ver suas primeiras “conversas”, primeiras brincadeiras, vê-la sentar, se virar, engatinhar, levantar, andar… sentir os primeiros sabores, comer muito bem (que bom!), se sujar no parquinho, até suas primeiras birras e má-criações… um ano intenso, cheio de descobertas e emoções! Agora ela já está com cara de menina, crescendo e se desenvolvendo…
E hoje comemoramos seu primeiro aniversário com muita alegria e gratidão ao nosso Deus e Pai maravilhoso, que nos deu essa menina tão doce e alegre para cuidarmos dela e amá-la! A Ele, sim, a nossa gratidão por tudo que foi até aqui, e nossa oração para que Ele cuide dela em todos os seus caminhos, porque sabemos que Ele a ama mais do que nós a amamos!
A você, nossa menina, desejamos que tenha uma vida feliz, um lar alegre e seguro, seja uma mulher inteligente, uma cidadã consciente, uma profissional competente, tenha relações saudáveis, muitas razões para agradecer e, acima de tudo, reconheça o Senhor por onde você andar. Que Ele te faça crescer em sabedoria, estatuta e graça…. 
Parabéns!! Nós te amamos!

Um comentário sobre “O tempo passa…

  1. minhas queridas, apenas para completar e resumir, depois de alguns comentários lá no face, eu sou a principal destinatária do meu texto… hahaha… já perdi a conta das vezes que perdi a paciência com a Bia por besteira, coisas normais que crianças fazem, e dependendo do dia, me tira do sério… das vezes que lamentei o fato dela estar acordando porque acabariam minhas horas de sono ou “meu tempo livre”… rs… tantas coisas que deixamos passar… depois olho pra trás, me arrependo, peço desculpas a ela pelo exagero… enfim…. vivemos entre a paixão e a exaustão, eu acho….. também me vejo nos relatos de vcs!! No final, tudo que vivemos se repete… afinal somos mulheres, imperfeitas, procurando fazer o melhor pelos filhos… obrigada!! Ah, por último, quando e se puderem, comentem aqui no blog também… em breve escrevo mais alguma coisa…. bjs

    Curtir

Deixe um comentário

